segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Exercicios de portugues/ 2011

Esse exercicios abaixo foram formulados pela professora Danúbia Costa, e podem ser aplicados aos alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental.

 RETRATO
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.


Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
Tão simples, tão certa, tão fácil:
— Em que espelho ficou perdida
a minha face?

Cecília Meireles

1-Quanto à forma pode-se dizer que o texto possui:

(    ) forma livre
(    ) forma presa
(    ) não tem forma
(    ) possui forma livre e presa

2-Quanto às rimas pode-se dizer sobre o texto:

(    ) que possui versos brancos
(    ) que possui rima rica
(    ) que possui rima pobre
(    ) que possui rima rica e pobre

3-O eu lírico deste texto se apresenta em/como:

(    ) primeira pessoa
(    ) segunda pessoa
(    ) terceira pessoa
(    ) narrador personagem e observador






4-... Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas...

O termo sublinhado no trecho acima dá ideia de :
(    ) adição                     (    ) contradição
(    ) complemento           (    ) ironia

5-O mesmo trecho possui ainda uma figura de linguagem , sendo esta :

(    ) ironia                             (    ) hipérbole
(    ) metáfora                        (    ) gradação

6-... Eu não tinha este rosto de hoje...
O termo sublinhado no trecho acima exprime idéia de:

(    ) tempo                     (    ) modo
(    ) presente                 (    ) concordância

7-Há um exemplo de gradação no seguinte trecho :

(     ) — Em que espelho ficou perdida
a minha face?
(     ) Tão simples, tão certa, tão fácil:
(     ) nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.
(     ) Eu não tinha este rosto de hoje


8-... Eu não dei por esta mudança...
O trecho acima encontra-se no Pretérito Perfeito do Indicativo, caso passássemos o mesmo trecho para o Pretérito Imperfeito a forma verbal ficaria da seguinte maneira :

(     ) Dava                 (    ) daria
(     ) desse                (    ) darei

9- ... eu não tinha este coração /que nem se mostra...
As palavras destacadas no trecho acima podem ser classificadas, respectivamente, como:

(     ) advérbio e preposição         
(     ) adjetivo e advérbio
(     ) advérbio e pronome
(     ) adjetivo e pronome



Sua memória vale ouro

       Atire a primeira pedra quem nunca sofreu constrangimento ou aflição por esquecer um nome, uma data, um assunto. O problema, que parece simples, agrava-se de forma preocupante, principalmente entre os mais jovens.Um pesquisa revelou que pessoas, mesmo de pouca idade, ao serem obrigadas a exercitar várias tarefas em pouco espaço de tempo, sofreram danos na memória.São o famosos “brancos”.É freqüente o caso dos que se preparam arduamente para concursos ou provas e , no dia dos exames, estão tão nervosos que não conseguem um bom desempenho.Segundo o professos titular de neurobiologia da memória da Universidade de Brasília Carlos Tomaz, algumas experiências podem ser tão traumáticas que chegam a provocar uma espécie de amnésia ( incapacidade  de ter informação). “É a chamada síndrome do estresse os traumático que ocorre após atos de violência . A mente se defende fazendo a memória não registrar o fato que ocasionou o trauma”, explica o professor.
                                    Texto adaptado “ Mais turismo e qualidade de vida p. 40 dez. 2004

1-     Na frase “ é a chamada síndrome do estresse pós traumático , que ocorre após atos de
    violência” ... O uso das aspas indica a:
(    ) introdução de um diálogo
(    ) reprodução de uma citação
(     ) existência de uma crítica
(     ) crítica a uma opinião
(     ) presença de gíria

2-     De acordo com o texto muitas pessoas sofrem constrangimentos que são causados pelo(a)

 (      ) aflição                       (      ) esquecimento              (     ) pedras                 (     ) problemas

Capítulo XV

     (...) Assim foi que um dia, como eu lhe não desse dar certo colar , que ela vira no joalheiro, retorqui-me que era um simples gracejo, que o nosso amor não precisava tão vulgar estímulo.
      _ Não lhe perdoo, se você fizer de mim esta triste ideia, conclui ameaçando-me com o dedo.
E logo, súbita como um passarinho espalmou as mão cingiu-me com elas o rosto, puxou-me para si e fez trejeito gracioso, um momo de criança.Depois, reclinada na marquesa, continuou a falar daquilo, com simplicidade e fraqueza, jamais consentiria que lhe comprassem os afetos (...)
         No dia seguinte levei-lhes o colar que havia recusado.
        _ para te lembrares de mim quando nos separarmos, disse eu.
Marcela teve primeiro um silêncio indignado, depois fez um gesto magnífico; tentou atirar o colar na rua.Eu retive-lhe o braço; pedi-lhe muito que não me fizesse tal desfeita, que ficasse com a joia.
Sorriu e ficou.
                                                      Machado de Assis      








3-     Passagens do texto como ...” como eu lhe não pudesse dar certo colar ...” revelam um locutor que faz uso de linguagem predominantemente :

(     ) científica                                        (     ) informal
(     ) formal                                            (      ) jornalística
(     ) técnica

4-Quanto à linguagem apresentada no texto acima pode-se dizer:

(    ) que utiliza apenas linguagem formal
(    ) que utiliza apenas linguagem informal
(    ) que utiliza apenas linguagem não verbal
(    ) que mistura linguagem verbal e linguagem não verbal


Por que o milho não vira pipoca?
   
     Não importa a maneira de fazer a pipoca, sempre que chega ao final do saquinho , lá estão os duros e ruidosos grãos de milho que não estouraram.Essas bolinhas irritantes, que já deixaram muitos dentistas ocupados, estão com os dias contados. Cientistas norte-americanos dizem que agora sabem porque alguns grãos de milho de pipoca resistem ao estouro.
    Há algum tempo já se sabe que o milho de pipoca precisa de umidade no sue núcleo de amido, cerca de 15 % ,para explodir. Mas pesquisadores da Universidade Purdue descobriram que a chave para um bem sucedido estouro do milho está na casca.
     É indispensável uma excelente estrutura de casca para que o milho estoure, cascas danificadas impedem que a umidade faça a pressão necessária para que o milho vire pipoca. “Se muita umidade escapar, o milho perde a habilidade de estourar e apenas fica ali”.
Explica Bruce Hamarque um professor de química alimentar da Purdue.
                                                      Estado de Minas 25 de abril de 2005


5-Para o milho estourar e virar pipoca é preciso que

(     ) a casca seja mais úmida que o núcleo
(     ) a casca evite perda de umidade do núcleo
(     ) o núcleo de amido estoure bem devagar
(     ) o núcleo seja mais transparente que a casca
(     ) a casca seja mais amarela que o núcleo








O homem do olho torto

     No sertão nordestino vivia um velho chamado Alexandre, meio caçador, meio vaqueiro, era cheio de conversas – falava cuspindo. Espumando como um sapo cururu o que mais chamava atenção era seu olho torto, que ganhou quando foi caçar a égua pampa, a pedido do pai.Alexandre rodou o sertão mas não achou a tal égua, pegou no sono no meio do mato e, quando acordou, montou num animal que pensou ser a égua, era uma onça, no corre-corre machucou-se com galhos de árvores e ficou sem um olho. Alexandre até tentou colocar seu olho de volta no buraco, mas fez errado, ficou com o olho torto.
                                   Graciliano Ramos

4-     O que deu origem aos fatos narrados neste texto :

(    ) o fato de Alexandre falar muito
(    ) o hábito de Alexandre falar cuspindo
(    ) a caçada de Alexandre a égua pampa
(    ) a caçada de Alexandre a uma onça

O último andar

No último andar é mais bonito:
Do último andar se vê o mar.
É lá que eu quero morar.

O último andar é muito longe:
Custa-se muito a chegar
Mas é lá que eu quero morar.

Quando faz a lua, no terraço
Fica o luar.
É lá que eu quero morar.

Os passarinhos lá se escondem,
Para ninguém os matar:
No último andar.

De lá se avista o mundo inteiro:
Tudo parece perto, no ar.
É lá que eu quero morar.

No último andar.

Cecília Meireles





5-“ Os passarinhos lá se escondem”. Nesse poema, onde é o lá ?

(     ) Céu                             (     ) Mundo inteiro
(     ) Terraço                       (     ) último andar

Cachorros

    Os zoológicos acreditam que o cachorro se originou  de uma espécie de lobo que vivia na Ásia. Depois os cães se juntaram aos seres humanos e se espalharam por quase todo o mundo.
Essa amizade começou há uns doze mil anos, no tempo em que as pessoas precisavam, caçar para se alimentar.Os cachorros perceberam que, se não atacassem os humanos , podiam ficar perto deles e comer a comida que sobrava.Já os homens descobriram que os cachorros podiam ajudar a caçar, cuidar dos rebanhos e a tomar conta da casa, além de serem ótimos companheiros .Um colaborava com o outro e a parceria deu certo.

5-     O assunto tratado nesse texto é a :

(   ) relação entre homens e cães
(   ) profissão de zoólogo
(   ) amizade entre os animais
(    ) alimentação de cães

Jovens, não bandidos
   
    Ontem na Globo, sobre o episódio do Rio :
    -Grupo espancou e roubou empregada.Os jovens são de classe média alta...Jovens moradores de condomínios de luxo da Barra....Os jovens são o centro dessa questão perturbadora...Agressores.
Dias antes na Globo, sobre um episódio em São Paulo:
   - Quadrilha aterrorizou moradores do Morumbi.Assalto a casa de luxo...Vários bandidos ...Ladrões.
Para um lado, um “ grupo” de “ jovens”.Para outro, uma “quadrilha” de “bandidos”.Pergunta Xico     Vargas, ontem no site Nomínimo:
    - Será que temos feito tudo errado e não são a cor, a casa e a carteira que forjam a bandidagem ?
                                                                           Nelson Sá


6-     O texto mostra que não há neutralidade no uso das palavras porque:

(   ) as designações diferentes foram usadas para nomear acontecimentos parecidos
(   ) os sinônimos diferentes marcam a riqueza  vocabular da língua portuguesa.
(   ) os significados veiculados são compreendidos pelos usuários.
(   ) as nomeações apresentadas trazem uma descrição verdadeira




Entrelinhas

    Os quinze anos de Carol.
    Carol é uma menina do Rio de Janeiro, tem 15 anos e problemas típicos de sua idade.O livro relata as dúvidas e descobertas da garota sobre sexo, amor, menstruação, amizade e muitas outras coisas, além do drama que ela sofre por nunca ter namorado ninguém.Da Editora RGB (0xx21)2628-7148.Preço médio: R$ 15,50.

6-A expressão “ além de” , que aparece em ...” além do drama que ela sofre por nunca ter namorado ninguém...” introduz uma informação :

(     ) nova                         (    ) contraditória                        (     ) errada
(     ) negativa                    (    ) inútil


O fim de sapos, rãs e pererecas .
    
“Para muita gente, rãs e pererecas podem lá não ter graça. Mas os anfíbios são essenciais à vida de florestas, restingas e lagoas, só para citar alguns ambientes.E o problema é que estão desaparecendo sem que cientistas saibam explicar o por quê.o fenômeno é conhecido há anos, mas tem se agravado muito.Sobram explicações _ vírus, redução de habitat e mudanças climáticas, por exemplo_ mas ainda não há resposta para o mistério, cuja conseqüência é o aumento do desequilíbrio ambiental.Para tentar encontrar uma solução, cientistas começaram a se reunir no Rio”
                                      O Globo, Rio de Janeiro 23/08/2003

7--Ao se referir ao desaparecimento de sapos, rãs e pererecas, o texto alerta para;

(    ) o perigo de alguns ambientes ameaçados
(    ) a falta de explicação dos cientistas
(    ) as explicações do mistério da natureza
(    ) o perigo do desequilíbrio do meio ambiente

8-...”E o problema é que estão desaparecendo sem que cientistas saibam explicar o por quê ...”

A palavra destacada poderia ser substituída, sem prejuízos no sentido global do texto, por :

(    ) a conseqüência                          (     ) o motivo
(    ) o tempo                                      (   ) a falta




Sermão do Mandato

          O primeiro remédio que dizíamos, é o tempo. Tudo cura o tempo, tudo faz esquecer, tudo gasta, tudo digere, tudo acaba. Atreve-se o tempo a colunas de mármore, quando mais a corações de cera? São as afeições como as vidas, que não há mais certo de haverem de durar pouco, que terem durado muito. São como as linhas, que partem do centro para a circunferência, que tanto mais continuadas, tanto menos unidas. Por isso os Antigos sabiamente pintaram o amor menino; porque não há amor tão robusto que chegue a ser velho. De todos os instrumentos com que armou a natureza, o desarma o tempo. Afrouxa-lhe o arco, com que vê o que não via; e faz-lhe crescer as asas, com que voa e foge. A razão natural de toda esta diferença, é porque o tempo tira a novidade às cousas, descobre-lhes defeitos, enfastia-lhe o gosto, e basta que sejam usadas para não serem as mesmas. Gasta-se o ferro com o uso, quanto mais amor? O mesmo amor é a causa de não amar, e o de ter amado muito, de amar menos.

VIEIRA, Antônio. Sermão do Mandato. IN: Sermões. 8. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1980.

1-...” O primeiro remédio que dizíamos, é o tempo...”
A frase acima encontra-se na:

(   ) primeira pessoa do plural
(   ) segunda pessoa do plural
(   ) primeira pessoa do singular
(   ) terceira pessoa do singular

2- ...” Tudo cura o tempo, tudo faz esquecer, tudo gasta, tudo digere, tudo acaba...”
A figura de linguagem presente no trecho acima é:

(   ) personificação                     (    ) anáfora
(   ) metáfora                               (    ) hipérbole

3-... “Atreve-se o tempo a colunas de mármore, quando mais a corações de cera?..”
A parte destacada no trecho acima estabelece com a oração anterior uma idéia de :

(   ) conformidade                             (    ) oposição
(   ) adição                                         (    ) comparação




4-As afeições são comparadas, no textos, a(o):

(    ) tempo                            (    ) amor
(    )vida                                (    ) corações de cera

5-... Por isso os Antigos sabiamente pintaram o amor menino; porque não há amor tão robusto que chegue a ser velho...

O termo destacado no trecho acima estabelece com a oração anterior uma idéia de :

(    ) causa                       (    ) explicação
(    ) conclusão                (    ) comparação

6- De acordo com o texto o amor é:

(    ) eterno                            (    ) instável
(    ) estável                           (    ) interminável

7-Depreende-se corretamente do texto, exceto:

(    ) que o amor acaba devido a ação do tempo
(    ) que o tempo é remédio para tudo
(    ) que o amor nos faz querer amar mais
(    ) que o tempo tira a novidade das coisas

8- O texto acima foi publicado em um livro cujo nome é :

(   ) sermões
(   ) sermão do mandato
(   ) agir
(   ) Rio de Janeiro

9- ...De todos os instrumentos com que armou a natureza, o desarma o tempo...
As palavras acima destacadas podem ser consideradas:

(    ) complementares                            (     ) antitéticas
(    ) similares                                         (    ) NDA

Gabarito em breve.

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