quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia da mulher

              8 de março dia internacional da mulher...
    Uma data importante como essa não passou despercebida na “EE Alberto Caldeira”, as homenagens começaram logo de manhã com poesias, textos informativos e  mensagens lidas ou apresentadas pelos alunos durante a sessão civica. Entre as homenagens uma chamou a atenção pois explica o motivo de ter sido criado o dia da mulher, confira abaixo.



      "O dia da mulher foi instituído pela ONU em 8 de março porque foi nessa data, em 1857, que ocorreu pela primeira vez no mundo uma greve de mulheres. Eram operárias de uma fábrica em Nova Iorque, nos Estados Unidos, que protestavam contra a pesada jornada de trabalho e os péssimos salários. Como se recusassem a deixar a fábrica, ela foi incendiada. Morreram queimadas 129 mulheres, e muitas ficaram feridas. Esse acontecimento representa um marco na luta contra a violência em relação à mulher"


Logo mais tarde ocorreram mais homenagens e palestras com a presença dos pais. Falando em homenagem  não poderia deixar de citar a que os  alunos do terceiro ano do ensino médio fizeram  com o auxílio do professor  José Maria  para todas as mulheres, especialmente as  da escola, confira o vídeo abaixo.






 Os alunos também fizeram um mural em homenagem as mulheres, confira as fotos abaixo:






 Matéria: Lucas Henrique





terça-feira, 6 de março de 2012

Simulado do Enem

Disponibilizamos abaixo um simulado que pode ser aplicado aos alunos do 3° ano do ensino médio para que eles possam se preparar para o Enem 2012.As respostas serão postadas em breve.

SONETO DE FIDELIDADE

De tudo ao meu amor serei atento
Antes e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou ao seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama.

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

(MORAES, Vinícius de. Antologia poética. São Paulo: Cia das Letras, 1992)


1-A palavra mesmo pode assumir diferentes significados, de acordo com a sua função na frase. Assinale a alternativa em que o sentido de mesmo equivale ao que se verifica no 3º. verso da 1ª. estrofe do poema de Vinícius de Moraes.

a)
Pai, para onde fores, / irei também trilhando as mesmas ruas... (Augusto dos Anjos) b)Agora, como outrora, há aqui o mesmo contraste da vida interior, que é modesta, com a exterior, que é ruidosa. (Machado de Assis)
c)Havia o mal, profundo e persistente, para o qual o remédio não surtiu efeito, mesmo em doses variáveis. (Raimundo Faoro)
d)Mas, olhe cá, Mana Glória, há mesmo necessidade de fazê-lo padre? (Machado de Assis)
e)Vamos de qualquer maneira, mas vamos mesmo. (Aurélio) 


Cabelos longos, brinco na orelha esquerda, físico de skatista. Na aparência, o estudante brasiliense Rui Lopes Viana Filho, de 16 anos, não lembra em nada o estereótipo dos gênios. Ele não usa pesados óculos de grau e está longe de ter um ar introspectivo. No final do mês passado, Rui retornou de Taiwan, onde enfrentou 419 competidores de todo o mundo na 39ª Olimpíada Internacional de Matemática. A reluzente medalha de ouro que ele trouxe na bagagem está dependurada sobre a cama de seu quarto, atulhado de rascunhos dos problemas matemáticos que aprendeu a decifrar nos últimos cinco anos.

Veja - Vencer uma olimpíada serve de passaporte para uma carreira profissional meteórica?

Rui - Nada disso. Decidi me dedicar à Olimpíada porque sei que a concorrência por um emprego é cada vez mais selvagem e cruel. Agora tenho algo a mais para oferecer. O problema é que as coisas estão mudando muito rápido e não sei qual será minha profissão. Além de ser muito novo para decidir sobre o meu futuro profissional, sei que esse conceito de carreira mudou muito.
(Entrevista de Rui Lopes Viana Filho à Veja, 05/08/1998, n.31, p. 9-10)


2-Na pergunta, o repórter estabelece uma relação entre a entrada do estudante no mercado de trabalho e a vitória na Olimpíada. O estudante

a)
concorda com a relação e afirma que o desempenho na Olimpíada é fundamental para sua entrada no mercado.
 b)discorda da relação e complementa que é fácil se fazer previsões sobre o mercado de trabalho. 
c)discorda da relação e afirma que seu futuro profissional independe de dedicação aos estudos.  
d)discorda da relação e afirma que seu desempenho só é relevante se escolher uma profissão relacionada à matemática. 
e)concorda em parte com a relação e complementa que é complexo fazer previsões sobre o mercado de trabalho.

03) Considere os textos abaixo.

(...) de modo particular, quero encorajar os crentes empenhados no campo da filosofia para que iluminem os diversos âmbitos da atividade humana, graças ao exercício de uma razão que se torna mais segura e perspicaz com o apoio que recebe da fé.
(Papa João Paulo II. Carta Encíclica Fides et Ratio aos bispos da igreja católica sobre as relações entre fé e razão, 1998)


As verdades da razão natural não contradizem as verdades da fé cristã.
(São Tomás de Aquino-pensador medieval)


Refletindo sobre os textos, pode-se concluir que

a)
a encíclica papal está em contradição com o pensamento de São Tomás de Aquino, refletindo a diferença de épocas.  
b)a encíclica papal procura complementar São Tomás de Aquino, pois este colocava a razão natural acima da fé.  
c)a Igreja medieval valorizava a razão mais do que a encíclica de João Paulo II.  
d)o pensamento teológico teve sua importância na Idade Média, mas, em nossos dias, não tem relação com o pensamento filosófico.  
e)tanto a encíclica papal como a frase de São Tomás de Aquino procuram conciliar os pensamentos sobre fé e razão.


04) Leia um texto publicado no jornal Gazeta Mercantil. Esse texto é parte de um artigo que analisa algumas situações de crise no mundo, entre elas, a quebra da Bolsa de Nova Iorque em 1929, e foi publicado na época de uma iminente crise financeira no Brasil.

Deu no que deu. No dia 29 de outubro de 1929, uma terça-feira, praticamente não havia compradores no pregão de Nova Iorque, só vendedores. Seguiu-se uma crise incomparável: o Produto Interno Bruto dos Estados Unidos caiu de 104 bilhões de dólares em 1929, para 56 bilhões em 1933, coisa inimaginável em nossos dias. O valor do dólar caiu a quase metade. O desemprego elevou-se de 1,5 milhão para 12,5 milhões de trabalhadores – cerca de 25% da população ativa – entre 1929 e 1933. A construção civil caiu 90%. Nove milhões de aplicações, tipo caderneta de poupança, perderam-se com o fechamento dos bancos. Oitenta e cinco mil firmas faliram. Houve saques e norte-americanos que passaram fome.
(Gazeta Mercantil, 05/01/1999)



Ao citar dados referentes à crise ocorrida em 1929, em um artigo jornalístico atual, pode-se atribuir ao jornalista a seguinte intenção:

a)
questionar a interpretação da crise.  
b)comunicar sobre o desemprego.  
c)instruir o leitor sobre aplicações em bolsa de valores.
 d)relacionar os fatos passados e presentes.  
e)analisar dados financeiros americanos.




06)A tabela abaixo apresenta dados referentes à mortalidade infantil, à porcentagem de famílias de baixa renda com crianças menores de 6 anos e às taxas de analfabetismo das diferentes regiões brasileiras e do Brasil como um todo.
Regiões do Brasil
Mortalidade infantil
Famílias de baixa renda com crianças menores de 6 anos (em %)
Taxa de analfabetismo em maiores de 15 anos (em %)
Norte
35,6
34,5
12,7
Nordeste
59,0
54,9
29,4
Sul
22,5
22,4
8,3
Sudeste
25,2
18,9
8,6
Centro-Oeste
25,4
25,5
12,4
Brasil
36,7
31,8
14,7

Fonte: Folha de S. Paulo, 11/03/99

A mortalidade infantil indica o número de crianças que morrem antes de completar um ano de idade para cada grupo de 1.000 crianças que nasceram vivas.
Suponha que um grupo de alunos recebeu a tarefa de pesquisar fatores que interferem na manutenção da saúde ou no desenvolvimento de doenças. O primeiro grupo deveria colher dados que apoiassem a idéia de que combatendo-se agentes biológicos e químicos garante-se a saúde. Já o segundo grupo deveria coletar informações que reforçassem a idéia de que a saúde de um indivíduo está diretamente relacionada à sua condição socioeconômica.
Os dados da tabela podem ser utilizados apropriadamente para

a)
apoiar apenas a argumentação do primeiro grupo.  
b)apoiar apenas a argumentação do segundo grupo. 
c)refutar apenas a posição a ser defendida pelo segundo grupo.  
d)apoiar a argumentação dos dois grupos. 
e)refutar as posições a serem defendidas pelos dois grupos.




06  Em material para análise de determinado marketing político, lê-se a seguinte conclusão:
A explosão demográfica que ocorreu a partir dos anos 50, especialmente no Terceiro Mundo, suscitou teorias ou políticas demográficas divergentes. Uma primeira teoria, dos neomalthusianos, defende que o crescimento demográfico dificulta o desenvolvimento econômico, já que provoca uma diminuição na renda nacional per capita e desvia os investimentos do Estado para setores menos produtivos. Diante disso, o país deveria desenvolver uma rígida política de controle de natalidade. Uma segunda, a teoria reformista, argumenta que o problema não está na renda per capita e sim na distribuição irregular da renda, que não permite o acesso à educação e saúde. Diante disso o país deve promover a igualdade econômica e a justiça social.
Qual dos slogans abaixo poderia ser utilizado para defender o ponto de vista neomalthusiano?

a)
“Controle populacional – nosso passaporte para o desenvolvimento.”
 b)“Sem reformas sociais o país se reproduz e não produz.”  
c)“População abundante, país forte!”  
d)“O crescimento gera fraternidade e riqueza para todos.” 
e)“Justiça social, sinônimo de desenvolvimento.”